Recicle. O planeta agradece!

Você sabia que a maioria dos objetos que usamos em casa ou no trabalho, é produzido através do reaproveitamento das garrafinhas de plástico? Muitos até já ouviram falar, mas ainda não sabem para onde vai as garrafas recicladas e podem se surpreender com alguns itens que o Blog da Krenak separou para esse post.

Assim se resume a reciclagem: uma ação necessária e bonita de se ver. É através dessa pequena atitude que o Brasil tem feito a diferença tanto aqui, quanto lá fora. Somos o segundo maior reciclador de garrafas PET no mundo, perdendo apenas pelo Japão. Para a ABIPET – Associação Brasileira de Indústria do PET, isso corresponde a quase 55% de reaproveitamento de garrafas em todo país.

Mas para continuarmos no topo, é preciso muito trabalho. O primeiro passo é reciclar nosso lixo, dividindo sempre naquelas cores que determinam o tipo de cada material.

Banner_blog_krenak_lixeira

Após a reciclagem, o material pode ser reaproveitado em utensílios, brinquedos, objetos de decoração e até roupa. Pode ser difícil acreditar, mas o PET reciclado é capaz de gerar fibras que produzem um tecido forte e macio que, combinado com algodão, é capazde deixar a roupa ainda mais confortável. Pra você entender melhor onde queremos chegar, veja aí algumas peças que encontramos todos os dias e que são feitas com PET totalmente reciclado.

Em casa

Cabides, vassouras, tapetes, travesseiros, edredons e roupas

No trabalho
Réguas, relógios e canetas

Construção Civil
Caixas d’água, canos, tintas e vernizes

Indústria
Pára-choques, faróis e carpetes

Na rua
Placas de sinalização e acentos dos transportes coletivos

No esporte
Bolas, chuteiras, redes do gol e os bancos dos estádios

Celular
Celulares, capa e películas.

Agora que você já sabe para onde vai a sua garrafinha, junte-se a nós e recicle. Não jogue fora hoje o que podemos transformar amanhã, recicle!

(Fonte: ABIPET- Associação Brasileira de Indústria do PET / www.abipet.org.br)