Economize água: dicas para um uso mais consciente

“Seja rápido no banho”, “feche a torneira”, “não lave a calçada”. Você já ouviu dizer que pequenas atitudes fazem uma grande diferença? Pois é, daqui pra frente com a água, vai ter que ser assim. Cada um fazendo a sua parte, começando aí, dentro da sua casa.

A falta d’água já vem sendo sentida desde o ano passado. E se tem uma forma de melhorar essa situação é economizando. O Brasil concentra a maior parte de água doce do mundo – por ser o país mais rico em rios, mas nem por isso podemos jogar fora o que tanto necessitamos para viver. Devemos ter a consciência de que: sabendo usar não vai faltar! Essa a única alternativa que temos para nos prevenir dos problemas que ainda podem vir acontecer.

Dicas de como economizar água

  1. Escovar os dentes: feche a torneira ao escovar os dentes, enxágue com a quantidade necessária de água ou enxágue utilizando um copo com água.
  2. No banho: Feche o chuveiro enquanto se ensaboa. Não há necessidade de deixar o chuveiro aberto durante todo o banho.
  3. Ao dar descarga: aperte a válvula uma vez e é claro, evite jogar lixo no sanitário;
  4. Lavagem de louças: ensaboe as louças e depois enxágue, evite o uso exagerado;
  5. Regar jardins e plantas: evite deixar a mangueira aberta por muito tempo;
  6. Lavagem de carro: lave o carro com um balde;
  7. Lavagem de calçada: use vassoura ou reutilize a água da máquina de lavar.

Comece com a mudança de dentro para fora. Conscientização é o primeiro passo. Se cada um fizer a sua parte através de pequenas atitudes como essas, água não vai faltar.

Economize!