É necessário dar água mineral para os animais?

Se  você é de Governador Valadares ou de alguma cidade banhada pelo Rio Doce e ama seu animalzinho de estimação, certamente já se fez a pergunta que intitula esse artigo.

De acordo com um laudo apresentado pela FUNED, instituição de pesquisas de Belo Horizonte, a água (lama) presente no Rio Doce, na altura de Governador Valadares, não é tóxica. A fundação ainda afirma que os níveis de metais pesados (como mercúrio, cádmio, arsênio e chumbo) estão dentro do limite recomendado pela resolução do CONAMA, o Conselho Nacional do Meio Ambiente, ou seja, abaixo dos níveis prejudiciais à saúde. E para quem ainda reclama do cheiro e gosto de cloro na água, a explicação é que foi preciso aumentar a dosagem para garantir a qualidade da água que chega às torneiras.

Bom… Se para você essa explicação basta e você não tem medo de consumir a água que sai pela torneira, até pode parar de ler esse texto por aqui, se preferir. Porém, se você se é uma pessoa mais preocupada e, por isso, não abre mão de investir em água mineral, já parou pra pensar que seu amigo de quatro patas também merece essa segurança?

A água é o nutriente mais importante que existe. Se um bicho perder 10% de água do seu corpo, ele não sobrevive. Conheça alguns benefícios da água para os animais:

  • Regula a temperatura do corpo;
  • Transporta os nutrientes para as células;
  • Elimina resíduos tóxicos;
  • Hidrata;
  • Refresca.

Para a médica veterinária Paula Saraiva Gusmão, “dar água mineral aos animais de estimação é importante principalmente para controle de veminoses e ingestão de compostos indesejáveis presente na água de torneira. O animal que consome água mineral se hidrata com muito mais segurança e saúde”

O texto chegou ao fim, mas ainda não vamos responder a pergunta do título. Pergunte à sua consciência, veja o que ela te diz e compartilhe a resposta conosco.

Fonte: http://www.valadares.mg.gov.br/

http://www.cachorroverde.com.br/index.php/agua-de-beber/