Como sobreviver ao inverno sem engordar

Ficar o dia inteiro enrolado no cobertor, usando pijamas velhos… Tomar um vinhozinho para aquecer… Abusar das comidas típicas de festas juninas… Não conseguir levantar da cama nem mesmo para ir à cozinha, quanto mais ir para academia!

Se você se identificou com as cenas acima, saiba que não está sozinho. Muitas pessoas têm a péssima mania de se afastarem dos bons hábitos alimentares durante o inverno, mas isso pode ser muito prejudicial a sua saúde. A gente entende que é difícil mesmo, mas faz uma forcinha aí, vai!

O Blog da Krenak conversou com a nutricionista Maria Emília Abreu para te ajudar na difícil missão de “sobreviver ao inverno sem engordar”. Veja o que ela disse:

“No inverno, as pessoas tendem a ter menos vontade praticar exercícios físicos mesmo, além de consumir alimentos mais calóricos, típicos da estação. Isso resulta no aumento do percentual de gordura e perda de massa muscular. O que muita gente desconhece é que alguns estudos indicam que neste período o corpo queima mais calorias para poder manter sua temperatura. Devemos então ter o inverno como aliado na queima de gordura corporal”.

Dicas da nutri:

“O segredo é manter a alimentação equilibrada sempre. A reeducação alimentar é um processo que deve ser seguido e praticado no nosso dia a dia. No inverno podemos seguir algumas dicas: nos aquecer com sopas de legumes, lembrando sempre de não utilizar temperos prontos (eles contém muito sódio); utilizar chás durante o dia – alguns possuem propriedades que ajudam no combate ao envelhecimento e perda de gordura corporal, como o chá verde e chá de hibiscus; e abusar das frutas da estação, que são ricas em vitamina C e fortalecem o sistema imunológico e se não resistir ao brigadeiro, opte sempre pelo chocolate amargo”.

Mas e os filminhos com pipoca? Maria Emília te ajuda com uma receita de pipoca na água. Aprenda:

Pipoca na água

Ingredientes:

5 colheres de sopa de milho de pipoca
5 colheres de sopa de água
1 pitada de sal

Modo de preparo:

Coloque todos os ingredientes em um recipiente de vidro (alto) que possa ir ao micro-ondas e misture bem.
Cubra com um filme plástico
Faça 4 furos com o auxílio de um garfo
Coloque no micro-ondas de 4 a 8 minutos (varia de aparelho para aparelho)

(Fonte do estudo sobre atividade física no inverno: http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2012/07/fazer-exercicios-fisicos-no-inverno-pode-queimar-ate-30-mais-calorias.html)