Água fonte de vida, a importância da água no nosso organismo

A importância da água no nosso planeta é inigualável e desde sempre significou vida, sem água o nosso planeta seria árido e desprovido de vida, dai a frase “água fonte de vida“. Sendo o corpo humano composto por cerca de 60% água percebe-se a sua importância. Seja para um conjunto de processos metabólicos que são desencadeados diariamente no nosso organismo, ou para o auxílio na libertação de toxinas, a água tem um papel fundamenta na nossa saúde, ou em alguns casos na falta dela. Vejamos então qual é a verdadeira importância da água no nosso organismo.

Algumas funções da água no nosso organismo

A água transporta pelo nosso organismo os nutrientes e os detritos celulares resultantes dos processos metabólicos. A água transporta também outras substâncias, como hormonas, enzimas e células sanguíneas.
A água é um excelente solvente e meio de suspensão, muitas substâncias dissolvem-se ou chegam mesmo a estar suspensas, permitindo que existam reacções químicas para formar novos compostos. Estas propriedades facilitam também a eliminação das toxinas acumuladas no nosso organismo através da urina.
Outro dos benefícios da água tem a ver com o seu efeito lubrificante nas nossas articulações. A desidratação nas cartilagens provoca movimentos abrasivos quando existe um qualquer movimento ósseo resultante de uma deficiente hidratação das extremidades ósseas.
A água é um dos reguladores de temperatura do nosso organismo.
A água é essencial para todos os processos fisiológicos de digestão, absorção assimilação e de excreção.

COMPARTILHE
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
VEJA TAMBÉM
23 maio 2023
Você está dando a devida importância para o consumo de água?
20 maio 2023
A estação mudou, seus hábitos não devem mudar! Beba água com frequência.
20 maio 2023
A importância do consumo de água para o fortalecimento do organismo