Água Aromatizada

Com a chegada do inverno é normal que o consumo de água diminua drasticamente em relação ao verão, pois a sensação de sede é reduzida. É aí que devemos ficar mais atentos ainda, porque a necessidade do corpo continua a mesma, não podemos descuidar. No inverno o apetite fica maior, aumenta a vontade de consumir alimentos ricos em gordura e carboidratos. Por isso também a necessidade de ingerir água, para ajudar na digestão dos alimentos. Manter o corpo hidratado elimina toxinas do organismo.

O baixo consumo de líquidos pode gerar uma série de problemas como dificuldade de evacuação, dor de cabeça, infecções de garganta, problemas respiratórios, infecções urinárias e outras doenças muito sérias.

Mas existem algumas opções de hidratação para quem não gosta de beber água. Uma ótima alternativa são as águas aromatizadas, a combinação da água com frutas, ervas e condimentos usados no preparo geram benefícios que podem desde aumentar o consumo de vitaminas até ajudar a emagrecer.

As águas aromatizadas naturalmente são hidratantes, diuréticas, favorecem a eliminação de toxinas e permitem excelentes sabores. (Além de serem lindas para enfeitar mesas e agradar os olhos e paladar).

Coloque água bem gelada em uma jarra (de preferência de vidro transparente) e acrescente pedaços de frutas, folhas, ervas, legumes a sua escolha. Deixe a jarra tampada por uma hora na geladeira para acentuar o sabor.

O ideal é consumir em até 4 horas. Antes de obter os ingredientes para o preparo é importante ter atenção na procedência para não consumir agrotóxicos. Cuide para não exceder a quantidade de ingredientes por jarra, para que não vire suco. Ela substitui de

forma saudável os refrigerantes e sucos industrializados, além de ser uma opção com baixíssimas calorias e bem mais refrescante, quando comparada aos sucos naturais.

  • Exagerar na água aromatizada, porém, pode não ser bom para o organismo. Por mais que a bebida hidrate, não é possível substituí-la por água natural. Você pode trocar o suco, ou outras bebidas pela água aromatizada, mas a quantidade máxima varia de pessoa para pessoa, sendo que o ideal é até 1 litro por dia.
  • Monte a receita com bastante gelo e em uma garrafa sem interferência de luz para manter a vitamina C por mais tempo, já que ela oxida em contato com a luz e o calor.
  • Deixe a água aromatizada descansar por pelo menos duas horas antes de tomar. Quanto mais tempo os ingredientes ficarem na água, mais saborosa ficará.
  • Se a bebida estiver em um ambiente adequado, pode ficar de oito a 12 horas no recipiente. Depois disso, tem que jogar fora porque as frutas começam a estragar.
  • Para cada copo de água de 200ml, uma rodela de fruta ou uma pitada da erva.

Os ingredientes mais comuns utilizados:

  1. Frutas cítricas em rodelas ou com as cascas, como limões e laranjas;
  2. Legumes fatiados como o pepino;
  3. Ervas como alecrim, hortelã, manjericão;
  4. Frutas picadas como melancia, abacaxi, carambola, morango, amora;
  5. Especiarias como cravo, canela, anis estrelado e gengibre.

Exemplos e benefícios:

Água aromatizada com hortelã e gengibre

O Hortelã além de refrescante age no estômago diminuindo o fogo digestivo que causa, muitas vezes, mal estar e dores estomacais. Ajuda também a controlar o mau hálito, pois age no estômago. O gengibre tem função descongestionante das vias respiratórias, por causa da presença de alcalóides. Age como antibiótico eliminando placas bacterianas e possui ação anti-inflamatória.

Água aromatizada com limão

O limão ajuda na eliminação de toxinas além de ser rico em vitamina C. É super refrescante. (Deve ser evitado limão por pessoas que têm problemas com acidez).

Água aromatizada com laranja

As laranjas no geral têm propriedade como a vitamina C e A. Seu sabor também promove disposição e ânimo. Além de conter glutationa, enzima que ajuda na defesa do organismo.

Água aromatizada com carambola

Esta fruta de aparência tão bela é rica em cálcio, ferro, fósforo e vitaminas A, B e C. Estimula o apetite, ajuda a prevenir o envelhecimento por ser rica em polifenóis. Seu gosto também tem propriedades refrescantes.

(Contra indicado para pessoas que tiverem problemas renais, pois contém uma substância chamada carambotoxina que é extremamente tóxica aos rins.)

Água aromatizada com anis estrelado

Com sabor adocicado é ótimo para acalmar as crianças e ajudar nos resfriados, tem ação digestiva, expectorante, e limpa a garganta. Promove bom sono.

Água aromatizada com cravos da Índia

Sua função terapêutica é ampla. Limpa a garganta por ter ação antibactericida, aromatiza a boca, tem ação analgésica e para alguns tem a função de vermífugo. Também serve para acalmar o estômago.

Água aromatizada com fatias de maçã e cascas e gostas de limão

A Maçã como todos nós sabemos tem ação calmante e ajuda no bom sono. Além de ser ótima como antioxidante. O limão serve para não deixar a maçã escurecer. Pode ser 1 fatia de limão para 1 maçã.

Nutricionista Clínica Funcional

Camila Ramos Leite

CRN 13377