A importância de engolir corretamente

Você sabia que, além da mastigação, a deglutição também é extremamente importante para o rejuvenescimento da face?

A fonoaudióloga Magda Zorzella Franco, criadora do método de rejuvenescimento baseado na fonoaudiologia, explica que, quando realizada de forma adequada, do ponto de vista funcional, a deglutição pode favorecer todo o sistema e o organismo e ainda pode rejuvenescer o rosto.

Segundo ela, quando “engolimos” de maneira naturalmente correta, toda a força se aplica entre a língua e o céu da boca. A língua acolhe o líquido e/ou o alimento, sobe em direção ao palato e exerce sua força. Em seguida a deglutição continua de forma inconsciente. A deglutição então é interna, dentro do aparato oral. “Enquanto estamos engolindo, não deve ocorrer nenhuma participação da musculatura da face. Não devemos demonstrar que estamos deglutindo”, diz ela. Deglutir adequadamente, portanto, é algo natural que deve acontecer internamente. Nenhum músculo da face se contrai nesse momento.

No entanto, muitas pessoas, ao engolirem, contraem as laterais da boca, enrugam os lábios ou fazem caretas, como se esses movimentos fossem um trampolim / uma ajuda para o ato da deglutição. Como engolimos três vezes por minuto, saliva e tantas outras coisas durante o dia, esses movimentos repetitivos realizados ao redor da boca e na face acabam por marcá-la através de “indesejáveis” marcas de expressão. Por isso, é preciso aprender e se conscientizar de que a força de deglutição está na língua e que o rosto não deve participar.

Clique aqui e assista o vídeo.

Vale ressaltar que a deglutição, para que aconteça tranquilamente, depende também que você apresente uma arcada dentária em normalidade, feche os lábios e respire pelo nariz.

Uma sugestão da fonoaudióloga é prestar atenção em si mesmo enquanto engole água, suco, café, líquidos em geral ou um alimento, seja ele pastoso ou mais consistente, e tentar conscientemente engolir “por dentro” da boca e nunca através do rosto. Porém, se perceber que apresenta dificuldades ou então observar engasgos frequentes, quando engole, procure um fonoaudiólogo.

Esses engasgos começam a ser observados, geralmente, quando começamos a envelhecer e costumam ser mais comuns nos idosos, sendo muito perigosos e dignos de muita atenção. O que para um jovem é algo muito simples e natural, para uma pessoa de mais idade pode ser algo bem mais complicado.

Assim como tudo em nosso organismo, a deglutição também envelhece. Esse “entardecer da deglutição” se dá pelo enfraquecimento da musculatura envolvida e também pelos comandos do sistema nervoso, que já estão mais cansados. Muitas vezes, pacientes na faixa etária de 40-60 anos já apresentam queixa de descontrole ou engasgos na deglutição. E é justamente isso que o método criado pela fonoaudióloga trata, ele aborda a “deglutição” como prioridade, tanto com o objetivo de suavizar rugas ao redor da boca (ao ensinar a forma harmônica e suave de deglutir adequadamente), como e principalmente no sentido de reorganizar e fortalecer essa função tão vital para nosso organismo.

Durante o tratamento, o paciente passa por um reaprendizado desse ato e treina conscientemente em seu cotidiano. Além de suavizar aquelas ruguinhas ao redor da boca, proporcionando um rosto mais jovem, também reprograma essa função tão importante, afinal, jovens, adultos e idosos dependem dessa função no dia a dia para viver bem e com saúde.

Magda Zorzella Franco é fonoaudióloga, especialista em Motricidade Orofacial. Especialista em Linguagem. Mestre em Distúrbios da Comunicação Humana. Criou, pesquisa e desenvolve a Fonoaudiologia&Estética desde 1998. Autora do Método MZ de Fono&Estética. Coordenadora e Professora do Curso de Aperfeiçoamento em Motricidade Orofacial com ênfase em Fonoaudiologia e Estética da Face Método MZ (SP). Escreveu vários artigos e capítulos de livro sobre esse tema e o livro “A Fonoaudiologia que Rejuvenesce”, Editora Livro Pronto, 2009. Desenvolve o trabalho no Brasil, Chile, Portugal e Itália. CRFa 2219/SP

Fonte: http://idmed.terra.com.br